2ª Aula
Conceitos estruturantes
Pedagogia - Estuda a educação, o processo de ensino-aprendizagem e a acção do educador(na nossa área o treinador).
Pedagogia - Estuda a educação, o processo de ensino-aprendizagem e a acção do educador(na nossa área o treinador).
Actividade - É qualquer acção que que a pessoa realize.
Actividade Física - Implica movimento do corpo para realizar qualquer tipo de acção.
Actividade Física desportiva - Uma acção existente baseada em certas regras de uma modalidade específica.
Desporto - Toda e qualquer acção que implique regras e que esteja devidamente federada.
Educação Física - É uma actividade física desportiva, porque quem practica não é federado mas realiza uma actividade.
Desporto escolar - Enquandra-se com o desporto, pode acontecer a nível interno (contexto de escola) ou a nível externo (torneios de não federados).
Educação pode ser:
Informal - Conhecimentos adquiridos por amigos, colegas etc
Formal - Está ligado à escola, está definido(programas escolares).
Não formal - Formações, escolha livre, não é obrigatorio.

Modelo de Desporto Piramidal

Vantagens:
- Criação de bons atletas;
- Há uma maior individualidade por parte dos treinadores;
- Especialização mais eficaz a meio/curto prazo.
Desvantagens:
- Exclusão dos participantes;
- O desporto é visto apenas como uma forma de competição excluindo os benefícios associados à sua prática.
Modelo de Desporto Inclusivo

Vantagens:
- Criação de hábitos desportivos
- Cooperação entre as diversas áreas
- Inclusão de todas as pessoas, quer atletas de alto nível ou praticantes apenas por lazer
- Aposta na formação a longo prazo
- Proporciona aos praticantes experiências de êxito.
Desvantagens:
- Especialização menos eficaz
Para esta investigação existem várias fases, sendo elas:
- Estudar a eficácia pedagógica sem controlar a actividade do Professor na classe (sem observar p seu comportamento de ensino;
- Descrever e explicar os efeitos do ensino, a partir de uma observação sistemática do comportamento do Professor e/ou dos Alunos durante o período de ensino-aprendizagem.
Paradigmas
- Estudo das características do “Bom Professor”.
- A Procura do “Melhor Método de Ensino”.
- Processo-Produto
- Processos Cognitivos
- Ecológico