4ª Aula
Dimensão e Técnicas:
- Instrução:
- Instrução inicial - O professor transmite aos alunos uma informação clara, sucinta e geral dos objectivos, situações de aprendizagem, estrutura e organização da aula. Identifica as possíveis relações desta com as aulas e aprendizagens anteriores;
- Instrução (propriamente dita) - O professor transmite informações aos alunos sobre a matéria de ensino, tendo como referência os objectivos de aprendizagem. Explica como se processam os exercícios e os critérios de êxito para a sua execução;
- Conclusão - O professor faz uma síntese das aprendizagens realizadas na aula, identifica e reforça os conteúdos fundamentais da aula e cria uma relação entre a presente aula e a seguinte;
- Organização/ Gestão: O professor planeia previamente as actividades na aula, a formação de grupos, a transição dos alunos nas situações de aprendizagem, a arrumação dos equipamentos, os momentos de interrupção e início da actividade dos alunos de modo a consumir o menor tempo possível;
- Clima: O professor tenta proporcionar aos alunos um clima relacional positivo, garantindo condições favoráveis à aprendizagem;
- Disciplina: O professor regula a actividade de forma a obter elevados índices de envolvimento dos alunos nas situações de ensino e fazendo com que estes cumpram as regras estipuladas no início da aula.
É uma informação que o individuo recebe, quer de uma pessoa (professor, amigo...) ou do seu próprio corpo (proprioceptivo), acerca da sua prestação em determinada acção.
Têm 5 Dimensões:
-Dimensão conteúdo;
-Específico global
-Específico focado
-Não-específico
-Dimensão valor;
-Apropriado
-Inapropriado
-Dimensão objectivo;
-Avaliativo Aprovativo
-Avaliativo Desaprovativo
-Descritivo Simples
-Descritivo Explicado
-Prescritivo Simples
-Prescritivo Justificado
-Interrogativo
-Dimensão forma;
-Verbal
-Visual
-Táctil
-Àudio-visual
-Àudio-táctil
-Dimensão direcção.
-Individual
-Grupo
-Colectivo